Barra-Hexagonal-Aberta-Fittest-Equipment-pormenor-07

1 Mundo de Barras Fittest

As barras são elementos fundamentais em qualquer treino de musculação, weightlifting, powerlifting ou Crossfit. É altamente improvável que alguém que não imagine barras quando se fala em treino. 

Mas estas barras são todas iguais? Claro que não!

Cada barra é o resultado de um processo de engenharia focado num objetivo específico de treino, isto é, para desempenhar determinadas funções, em circunstâncias concretas de treino, favorecendo o melhor desempenho do atleta. 

Uma das primeiras distinções que é feita neste âmbito é a divisão entre barras para homens e para mulheres e está relacionada com as medidas e peso da barra. Naturalmente, uma mulher pode treinar com uma barra de 20 kg e um homem com uma de 15 kg, porém, oficialmente, as barras para Homens apresentam um comprimento de 220cm, 20 kg de peso e um grip (grossura da barra onde se agarra) de 28mm. Já as barras para Mulheres têm um comprimento de 201cm e pesam 15kg, com um diferencial de diâmetro da pega mais fina – de 25 mm – para o grip da mulher que, geralmente, tem mãos mais pequenas. 

E mais diferenças? 

Vamos começar por definir uma barra simples, a Barra Olímpica Musculação. 

Esta barra possui uma alta resistência, construída em liga de aço, e é concebida para exercícios que não envolvam lançamento direto para o solo, isto é, não resiste ao dropping ou, por outras palavras, não é uma boa barra para deixar cair ao chão. Para isso, existem outras opções. É, contudo, uma barra extremamente adequada para o trabalho de musculação, pois garante estabilidade e cargas até 250 kg. 

musculação

Ainda que seja uma barra multifuncional e adequada à maioria dos praticantes de musculação, não dá a resposta mais efetiva possível a todas as modalidades. Por isso, a Fittest, ao longo do tempo, foi analisando os feedbacks dos praticantes e refinando o processo de adequação às modalidades, refinando os produtos, na busca de melhores soluções aos clientes. É daqui que surgem as restantes variantes de barras Fittest

barra_eco

A Barra ECO é uma criação única da Fittest, uma barra que tenha um compromisso entre preço e qualidade inigualável. As Barras Olímpicas ECO, disponíveis em 15 kg e 20 kg, são a escolha ideal para uma utilização individual, fora de contexto profissional, com cargas máximas em dropping até 80 kg, o que faz dela um equipamento altamente versátil para qualquer pessoa que queira treinar em casa, ou mesmo em ginásio, a um nível não profissional. 

Ao contrário das barras tradicionais, esta barra já contém 4 rolamentos em esfera que facilitam a rotação das mangas, tornando o movimento mais consistente, suave e silencioso. Uma barra com um forte acabamento: revestida a fosfato preto e mangas cromadas, o que diminui a probabilidade de oxidação e, consequentemente, aumenta a vida útil da barra aliada a um preço incrivelmente baixo. 

barra_eco

Barra Olímpica The Hero/The Girl

Barra Olímpica The Hero 20Kg na cor Azul - Fittest Equipment
Barra Olímpica The Girl 15Kg na cor Vermelho - Fittest Equipment

As Barras Olímpicas The Hero e The Girl, são parte do legado da Fittest no Crossfit. Desenvolvidas para dar resposta à necessidade de dropping e, procurando alegrar o espaço de treino, aliam durabilidade a uma estética refinada.

O acabamento ultra-resistente à oxidação, em PTFE, mais conhecido como Teflon, torna as barras 70% mais resistentes, já para não falar do acabamento em Cerakote, também disponível, que ultrapassa este valor. A classificação de resistência é de 200 000 PSI e a carga máxima de 690 kg. Para além de extremamente resistentes a riscos, têm a particularidade de estarem disponíveis em  diversas cores, o que permite que os espaços possam ter as barras a condizer com o mesmo e mesmo personalizá-las. 

Fernando Pimenta a treina na SMITH Machine FITTEST EQUIPMENT
hero

Um toque de cor e um design atrativo, numa barra de alta performance, com 8 rolamentos de agulha – 4 por manga, assegurando assim o movimento giratório da barra tão importante em muitos dos exercícios de Crossfit.  e ainda um knurl de diamante 1,2mm (intensidade média), para garantir a máxima segurança e conforto dos utilizadores.

Barra Olímpica TT

A Barra Olímpica TT é resultado de uma criteriosa seleção e pesquisa de qualidade. Construída em conformidade com os padrões IWF para exercícios de halterofilismo, tanto na versão de 15 kg como de 20 kg. 
 
Esta barra é a escolha de muitos atletas para potenciar o rendimento nos seus treinos, pois permite atingir a performance máxima em segurança: 
  • Qualquer movimento executado é suportado por esta barra, de uma forma suave e consistente, graças aos seus 8 rolamentos que tornam o movimento giratório perfeito. 
barra_TT
  • Não existem limites de carga! Isto é, a carga máxima é de 900 kg.
  • O knurl é de intensidade média para que possas ter aderência suficiente, mas para não ser demasiado agressivo para as mãos; 
  • É resistente ao dropping. O único cuidado que tens que ter é com o pavimento onde estás. Vê aqui as nossas sugestões
  • Possui um acabamento premium, que oferece não só um aspeto mais elegante e limpo, como  protege da oxidação e desgaste. 
barra-olimpica-tt-15kg-fittest-equipment
Mas as barras não acabam nas barras  olímpicas. A Fittest dispõe de uma coleção de outras barras, também elas importantes para complementares o teu treino: 
Se és atleta e te preocupas com a melhoria da componente técnica e da execução correta dos exercícios, a barra de Alumínio de 8 kgs é o instrumento ideal para assegurares a qualidade postural e aperfeiçoares aspetos técnicos, de forma a conseguires aumentar as tuas cargas máximas posteriormente. Pode ser a solução para conseguires aquele PR pelo qual tanto anseias! 
 
BAR10-Barra-Olimpica-Aluminio-8kg-fittest-equipment
BARRA_ALUMINIO
Esta barra apresenta características muito específicas para treino técnico: partindo da  composição em liga de alumínio, leve e altamente resistente à oxidação, até às suas dimensões (é mais curta que uma barra olímpica) e peso (8kgs apenas) para que possas garantir que todos os pormenores técnicos não são prejudicados pelo excesso de carga. Possui ainda 4 rolamentos, para que possas treinar exercícios que impliquem o movimento giratório da barra. 
Aguenta, naturalmente, menos carga e não está preparada para dropping, pois cumpre um propósito específico. Porém, é compatível com bumpers e discos de 50mm e o grip é de 28mm como o de uma barra olímpica. 
Se queres aperfeiçoar a técnica, esta barra é para ti. 
barra-curl-z-fittest-equipment

Com detalhes de topo no acabamento, 2 rolamentos de agulha, a Barra Curl Z é o complemento ideal para exercícios de força, essencialmente de membros superiores. Algumas das especificidades desta barra são a oferta de uma aderência mais natural e o facto de exercer menos tensão nos pulsos do que uma barra tradicional.

 

Com uma curvatura adaptável proporciona-te possibilidades de trabalhares em vários ângulos para um desenvolvimento muscular mais completo. Os dois rolamentos que possui, fazem com que treines com segurança e maior conforto.

Outra das opções para treino específico de biceps e/ou antebraços é a Barra H.  

Uma barra composta em liga de aço que aguenta até 100 kgs. Um clássico da musculação para os amantes da modalidade.  

Barra Hexagonal Fechada e Barra Hexagonal Aberta

Barra-Hexagonal-Fechada-Fittest-Equipment-03
Barra-Hexagonal-Aberta-Fittest-Equipment-pormenor-07

O Deadlift deixa-te sempre com desconforto /dor na região lombar?

Então as Barras Hexagonais Fechada e Aberta são o que precisas, pois permite-te que realizes deadlifts (ou peso-morto) com menos tensão nas tuas costas que um deadlift com barra normal devido ao ângulo de execução do movimento. Apesar de ser um movimento bastante exigente em termos de força e técnica uma vez que envolve vários grupos musculares em simultâneo, incluindo músculos como os glúteos, os quadriceps, os posteriores da coxa, os musculos lombares e o trapézio, a barra hexagonal vai garantir que não acumulas tensão em demasia na lombar, mantendo o desenvolvimento muscular e de força no corpo inteiro.
 

As Barras Hexagonais permitem desenvolver os músculos das pernas com uma menor tensão na região lombar.

 

Outra das grandes melhorias nesta nova gama de Barras Hexagonais é a pega multi-grip que ambas possuem! Tanto a Barra Hexagonal Aberta como a Barra Hexagonal Fechada têm pegas triplas rotativas que te permitem escolher o grip ideal, entre 25mm, 30 mm e 50 mm e, e por isso, trabalhar gradualmente até às pegas mais largas.

Barra-Hexagonal-Aberta-Fittest-Equipment-pormenor-04

Para não ficares com dúvidas, vê a comparação entre as barras: 

PesoGripCarga Máx.DroppingRolamentosPSI
Barra de Musculação20kg28mm250kgNãoSem rolamentos
Barra ECO15 | 20 kg25 | 28 mm435kgSim (80kg)4180 000
Barra The Girl15kg25 mm690kgSim8200 000
Barra The Hero20kg28mm690kgSim8200 000
Barra TT15 | 20 kg25 | 28 mm900kgSim8250 000
Barra Alumínio8kg28mm130kgNão4
Um extra para ti! 
Sabias que na Fittest podes prolongar a vida das tuas barras antigas?

Não são só as máquinas que, pela utilização, precisam de manutenção. As barras, mais utilizadas que muitas máquinas, oxidam, perdem lubrificação têm desgaste dos rolamentos e, por vezes acabam por ser negligenciadas. 

No entanto, são imprescindíveis em muitos treinos, por isso, a Fittest disponibiliza o serviço de recuperação e tratamento de barras, para que as tuas barras antigas voltem a  funcionar como no primeiro dia!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *