IMG_6520-1-scaled

4 Passos de Limpeza de Barras

As barras de musculação são equipamentos básicos na indústria do Fitness e Musculação. Sejas atleta principiante ou de competição, uma boa barra é imprescindível.

Como marca de equipamentos de desporto, a Fittest Equipment tem uma vasta gama de produtos que te podem auxiliar em treinos de halterofilia, bem como produtos para te ajudar na manutenção dos teus equipamentos.

Mas saber tratar da manutenção dos equipamentos exige que conheças os equipamentos…Novas Barras Olímpicas de Cerakote da marca FITTEST EQUIPMENT

Há uma grande diferença entre barras de ginásio e de CrossFit. As barras olímpicas são maiores e mais resistentes, aguentando maiores impactos com o chão. Daí serem escolhas prediletas para atletas e competições da modalidade de CrossFit.

Diferentes das olímpicas, em que no CrossFit são usadas para exercícios com cargas muito grandes e são arremessadas para o chão, as barras de ginásio são concebidas para exercícios com maior controlo.

Em geral, as barras são usadas em competições e em treinos com o LPO ou Levantamento de Peso Olímpico, por isso têm que ter determinadas medidas. As barras para Homens apresentam um comprimento de 220cm e peso de 20kg, tendo a capacidade máxima até 680kg. As barras para Mulheres têm um comprimento de 201cm e pesam 15kg, com um diferencial de diâmetro da pega mais fina para o grip da mulher.

Falando da limpeza e manutenção das barras…

Independentemente do uso e modalidade, a limpeza da barra é essencial para garantir as condições da mesma, algo crucial dado que é um equipamento muito utilizado em Boxes CrossFit ou ginásios. Atualmente, com as normas impostas em detrimento do COVID, mais imperativo é que se tenha atenção à limpeza da barra, por questões de desinfeção após o uso de cada atleta.

Na limpeza da barra é utilizada uma mistura de água com detergente, sendo natural que gradualmente se notem resultados da utilização desses líquidos na forma de ferrugem. Esta ferrugem não só causa mau aspeto e impressão ao utilizador da barra, como também pode comprometer as condições de uso da mesma.

A oxidação do ferro ou vulgarmente designada ferrugem é um fenómeno natural de deterioração. A corrosão dos metais é um processo químico em que um metal é danificado em função do contato com agentes naturais como o oxigénio e a humidade. Além disso, na prática de exercício, juntam-se outros elementos como o suor e pó de magnésio (usado para não escorregar as mãos nos exercícios), que são altamente corrosivos.

Formas de evitar Pontos de Ferrugem

1. Acabamentos

Pinturas zincadas e acabamento em cromo são duas formas de proteção e retardamento do aparecimento de pontos de ferrugem.

2. Escova de Aço

A escova de aço pode também ser utilizada para limpar as barras, pois são mais duradouras e eficazes no que toca a tirar o magnésio que fica na barra. Deve ser utilizada com moderação, contudo.

Caso contrário, a sua utilização pode também destruir o recartilhado da barra, tendo em conta que materiais de aço igualmente duros e em fricção, poderão destruir-se em simultâneo.

Além deste problema de abrasão do metal com metal, o uso da escova pode precipitar a ferrugem. Aço inoxidável possui quantidades variáveis de cromo, que pode limitar o processo de oxidação e formar uma película protetora sobre a superfície do metal. A utilização de uma escova de metal pode libertar partículas de ferro que acabam por substituir a liga de cromo. Aqui é que surge a camada de ferrugem, cada vez mais aparente com a escova.

No fundo, usa mas com moderação.

3. Escova de Nylon

As barras devem ser limpas com materiais próprios. Se a escova de aço pode vir a danificar as barras, as escova de nylon é mais suave, evitando a destruição e ferrugem da barra igualmente.

Portanto, tem que ser muito cuidado na manutenção e limpeza das barras.
Garante o máximo cuidado com alguns passos chave…

Mantém as barras sempre limpas, removendo o suor e magnésio após cada utilização ou treino, com a escova.

Não utilizar água na limpeza, apenas um pano seco.

Se a barra estiver em fase de oxidação, usa WD-40, deixando a fazer efeito durante 30 minutos ou mais, em função do estado de deterioração da barra.

Cobre as superfícies levemente com óleo mineral e outros líquidos lubrificantes, como por exemplo e de novo, o WD-40.

Uma barra bem cuidada é uma barra com que todos os atletas podem contar!

Atleta com Barra Olímpica da marca FITTEST EQUIPMENT a fazer exercício

Segue as novidades sobre os nossos equipamentos e cuidados a ter!

Torna os teus treinos mais seguros, ao garantir a boa condição da tua barra.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *