sven-mieke-jO6vBWX9h9Y-unsplash

Atletas Fittest: Fim da Jornada

8 de Agosto marcou o fim dos Jogos Olímpicos e a participação de Portugal na maior competição do Mundo.

Os atletas Fittest não ficaram atrás.

Estes jogos ficaram marcados para Portugal pela edição em que obtivemos os melhores resultados, com 4 medalhas e 15 diplomas olímpicos.

Comecemos por dar relevo aos nossos campeões olímpicos! Jorge Fonseca com medalha de bronze no Judo, Patrícia Mamona com medalha de prata no Triplo Salto Feminino, Fernando Pimenta com medalha de bronze em K1 1000m e Pedro Pichardo com a medalha de ouro no Triplo Salto Masculino.

Esta edição ficou marcada também pelo adeus de Nelson Évora, atleta português e campeão olímpico noutras edições, que se lesionou e falhou qualificação na sua última participação nos Jogos Olímpicos.

Pedro Pichardo obtém a Medalha de Ouro com um salto estrondoso de 17,92m.

 

Uma vitória com alguma à vontade, já que os seus adversário ficaram aquém dos 17,60m.

O atleta de triplo salto bateu record nacional, embora ainda não tendo batido o seu próprio record pessoal dos tempos em que representava Cuba, onde registou 18,08m.

 

 

Patrícia Mamona obtém a Medalha de Prata com mais de 15m de salto

A atleta de Triplo Salto feminina faz história sendo a primeira atleta portuguesa a ultrapassar a barreira dos 15m.

A medalhada portuguesa fez três saltos acima da sua melhor marca (14.91, 15.01 e 14.97), bateu ainda 2 records nacionais.

Foi apenas ultrapassada pela venezuelana Yulimar Rojas, que bateu o recorde olímpico (15,41 metros) e o recorde mundial (15,67).

Jorge Fonseca obtém Medalha de Bronze em Judo 100kg

 

Bi-campeão mundial, o judoca volta a brilhar no Japão, vencendo  o canadiano Shady Elnahas na categoria de -100kg.

Jorge Fonseca torna-se no 3º judoca a ganhar medalha olímpica na modalidade de Judo.

O atleta já fez história com dois títulos mundiais, os primeiros da história do judo português e uma medalha de bronze em Europeus mas agora conta com o bronze olímpico.

Fernando Pimenta faz história e obtém Medalha de Bronze em K1 1000m

O atleta português mais medalhado, conta agora com a 105ª medalha, para além de fazer história no Jogos Olímpicos.

Na semi final de canoagem no Japão, Pimenta ganha com bastante distância e recorde olímpico em K1 1000m. Acaba por ser ultrapassada já na final, terminando em 3º lugar com medalha de bronze.

Portugal fica com registo dos melhores resultados olímpicos, que para além das 4 medalhas, conta ainda com 15 diplomas olímpicos em diversas modalidades.

Sendo que os diplomas olímpicos são dados a atletas que fiquem entre os primeiros 8 lugares, termos tantos atletas entre os ranking de 10 em diferentes modalidade é digno de celebração.

Mesmo sem diploma, importante relembrar as brilhantes estreias dos atletas portugueses nos Jogos.

O andebol estreia-se com a nossa equipa masculina a lutar ferozmente pela vitória na fase de grupos, sendo que entre vitórias e derrotas, foi eventualmente derrotada pelo Japão.  Já no Ciclismo de Pista e MTB Cross Country, Maria Martins e Raquel Queirós tornam-se pioneiras nas suas modalidades. E na natação, nos 200m mariposa, Ana Monteiro torna-se a melhor nadadora portuguesa no 11º do ranking mundial.

Nos diplomas, Portugal contou com prestações fabulosas a nível das várias modalidades, com o 4º lugar de Auriol Dongmo no lançamento de peso, o 5º lugar de Catarina Costa no Judo até 48kg, o 5º lugar de Yolanda Hopkins no surf, o 5º lugar de Liliana Cá no lançamento de disco, o 5º lugar de João Vieira no atletismo, o 7º lugar de Jorge Lima e José Costa na vela (49er FX), o 7º lugar de Maria Martins no ciclismo de pista (Omnium), o 7º lugar de Teresa Portela na canoagem de velocidade (K1 500m), o 8º lugar de Gustavo Ribeiro no skate (street), o 8º lugar da Equipa de Dressage ( Rodrigo Torres em Fogoso, Maria Caetano em Fénix de Tineo e João Torrão em Equador, no hipismo Grand Prix Special ) e o 8º lugar de Emanuel Silva com João Ribeiro, com Messias Baptista e David Varela na canoagem de velocidade K4 500m.

E os Atletas Fittest?

A Fittest Equipment apoia todos os atletas portugueses, embora contribuindo para a preparação física diária de alguns atletas em particular. São eles Fernando Pimenta, António Areia e Sara Moreira.

Fernando Pimenta alcança uma desejada Medalha olímpica. António Areia deu tudo com a equipa de andebol masculina, jogo após jogo, com uma feroz representação de Portugal nesta estreia que foram os Jogos Olímpicos. Já Sara Moreira preparou-se arduamente para a Maratona Feminina, tendo percorrido 21km da mesma até sofrer desmaio que a obrigou a desistir da prova.

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *