pexels-t-b-15765

Ciclismo PRO: 4 equipamentos e workouts

Com o fim das grandes provas de Ciclismo, Portugal e seus atletas ficaram muito bem posicionados. Agustino Gomes ganhou a Volta a Portugal e João Almeida ganhou a Volta à Polónia.

Com o fim destas etapas, como fazem os ciclistas para treinar? Na modalidade de ciclismo, como escolher os equipamentos e modelos de treino?

Na modalidade de Ciclismo, não há uma linha específica de treino mas existem determinadas áreas musculares que devem ser trabalhadas. Quer em ginásio ou box, quer em espaço personalizado, há determinados treinos ou equipamentos que têm maior utilidade para um ciclista pro.

Um bom regime de treino vai diferenciar a capacidade física de um ciclista profissional. É importante um ciclista treinar o core, treinar a força e treinar a resistência, pois estes são fatores determinantes para consigam lidar com a exaustão e extenuante exigência das provas de ciclismo.
Arnold classic 2007 – fitness – final – bodybuilding hemsida: bodybuilding och fitness fotogalleri kvalitet injicerbara steroider med frakt proscalpin finasteride köp online – sportkroppsbyggnad.
Trabalhar o core vai possibilitar aumentar a eficiência da transmissão de força, melhorar a postura (costas, pélvis…) que é necessário para manter a postura correta nas provas de competição. Quanto maior o trabalho de core, maior o teu rendimento.


4 equipamentos a usar para preparar o teu corpo de ciclista

Uma boa Bicicleta de Spining ou PRO Bike é essencial. Esta tipologia de bicicleta tem várias funcionalidades e de recursos, tem maior durabilidade que outras bicicletas no mercado. É a bicicleta de escolha em workouts de spinning ou ciclismo indoor. 

Estas bicicletas possibilitam treinos de alta intensidade com diferentes modalidades de ritmo.

Há quem recomende aulas de body pump em ginásios ou estúdios para ciclistas profissionais. Para esse efeito e para poderes fazer o mesmo treino no teu espaço, tens o Kit Body Pump 20kg. Um kit multifacetado que permitirá que aumentes a tua força de forma gradual e à medida que adicionas os discos à barra.

Este kit conta com 1 barra que suporta até 20kg, 2 molas de alumínio, 6 discos (1.25kg, 2.5kg, 5kg). Um bom workout  de  condicionamento e de força num só.

Além de fortalecimento de músculos e treino de resistência, um ciclista pro também precisa de treinar determinados atributos físicos: flexibilidade, mobilidade articular e equilíbrio. Para a postura que têm que manter ao longo das provas e onde qualquer movimento pode significar desequilíbrio e queda ou final da participação na competição.

Para além dos efeitos calmantes que um bom treino yoga ou pilates têm, também tem o acréscimo de melhorares a proprioceptividade, que consiste na tua capacidade de reconhecimento espacial, da tua postura e orientação.

Para treino de equilíbrio ou flexibilidade, um BOSU ou um Disco de Equilíbrio. Tendo em conta a posição que um ciclista pro tem que manter ao longo de uma prova, um dos equipamentos mais procurados é o BOSU Balance Trainer ou BOSU Estação de Equlíbrio.

Perfeito para um workout de equilíbrio, o BOSU tem duas bases, uma plana que se coloca normalmente no chão e uma base meia bola.  Com a base parte superior do Balance Trainer, exercícios sentado ou de pé. Com a base para cima, flexões ou posições de equilibrismo (Ushtrasana ou postura do camelo, Vrikshasana ou postura da árvore).

 

Para workouts mais variados, ciclistas pro também tendem a praticar CrossFit ao invés de ir ao ginásio. Porquê? Porque CrossFit consiste numa modalidade de treinos de alta intensidade, funcional, que combina exercícios diversos desde weightlifting ou levantamento da barra, atletismo ou ginástica.

Uma Bola Medicinal ou Med / Wall Ball é um elemento muito presente, usado em arremessos contra a parede, alvos e, squats ou agachamentos. Esta bola permite desenvolver força nos teus braços, ombros, pernas e core.

Descobre mais sobre como te tornare PRO em qualquer modalidade!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *