Piso na Box: 3 dicas essenciais

O Crossfit é uma modalidade de atividade física, muito conhecida por exigir muito de quem a pratica. Com um programa variado, potencia treinos de força, de condicionamento e de cardio. O exercícios nesta modalidade podem ir de levantamento de peso olímpico a tire flips com os pneus.

Pelo caráter único da modalidade, pelo tipo de exercícios realizados, uma box de CrossFit tem que estar devidamente equipado com um bom piso de borracha ou pavimento, de forma a manter a segurança do espaço e dos atletas.

Um bom piso de Box CrossFit é crucial para a boa execução dos exercícios. O material do mesmo deve ser resistente e durável.

Existem muitas opções de pisos para a prática segura de CrossFit mas há que ter determinados pontos em conta. É bom piso para o drop de halteres ou barras? É seguro para os atletas fazerem os drops ou confortável para fazer outros exercícios? Um bom piso deve reunir boa qualidade, preço, conforto.

Opções de piso para a TUA box!

1. Piso de Borracha

Uma das melhores opções para utilizar numa Box de CrossFit, não só é confortável com uma superfície macia, como também é resistente, absorvendo impactos. Este piso reduz significativamente impactos e vibrações, reduzindo o ruído também.

É um piso antiderrapante, garantindo um maior nível de estabilidade no que toca a manuseamento de grande cargas e drop de halteres e de pesos. A maior estabilidade vai minimizar o risco de danos, quedas ou lesões do próprios atletas.

Um piso que se dispõe numa Box por placas, estas são compactas e resistente, oferecendo maior proteção e garantindo a durabilidade dos equipamentos.

Mas colocar piso numa Box, implica que prepares adequadamente a superfície da mesma. O que é que isso quer dizer? O chão deve estar nivelado, sólido, seco e limpo para não causar inclinações ou deformações no piso, tudo fatores que podem afetar a qualidade e uso do mesmo.

Por isso, deves estar informado que opções tens para preparar o teu espaço para piso de borracha.

2. Piso Berço de Brita

Uma solução adequada para um espaço que possui restrições de permeabilidade. Para se colocar adequadamente, deves seguir este passos: retirar uma parte do solo e colocar uma camada de brita, sob a qual é colocada uma camada de pó de pedras.

Estas camadas são compactas e niveladas, sendo aplicada uma camada de emulsão asfáltica com água.

3. Contrapiso

O contrapiso é outra alternativa de pavimento para Box ou ginásio. Nivelado e colocado com ligeira inclinação e pontos de drenagem, para evitar acumulação de água, exige ainda que se verifique que não há espaço para deslocamento de placas.

Apenas depois se pode passar à instalação do piso de borracha. As placas de pavimento de borracha podem ser colocada através de dois meios de aplicação então:
– com pinos: alinhando todas as placas, ligeiramente sobrepostas (as placas tendem a contrair com o tempo de uso), colocam-se os pinos lateralmente;
– com cola: esta é aplicada no contrapiso que depois de colocado, deve ser pressionado com algo pesado.

Por regra o piso com cola tem maior durabilidade e resistência, perante o tempo e uso. Apenas não permite alterações do layout de piso.

Cuida do piso da tua Box para que ele dure!

Como qualquer equipamento ou material, com a manutenção e limpeza adequadas, os pisos de borracha têm maior durabilidade.
O cuidado a ter com teu pavimento poderá ainda depender do teu espaço ser indoor / interior ou outdoor / exterior.

Se indoor, a limpeza deve começar por aspiração do pó para remoção de poeira (resultante do uso normal do espaço, uso de magnésio nos equipamentos, etc…) e com uma mistura de sabão com água, menos agressiva que outras misturas.

Piso de Borracha para Box Crossfit-Fittest Equipment

Se outdoor, a limpeza pode ser realizada com essa mistura, para além de se utilizar uma escova de cerdas macias, de forma a não danificar os materiais. Limpeza com pressurizadores de água não são incomuns, também. Ter atenção que em espaços exteriores, o piso fica ainda sujeito a descoloração por parte do sol, para a qual já existem soluções como revitalizações de cor com tintas especiais com baixa viscosidade.

Pavimento de Borracha Quadrado para Box de Crossfit-Fittest-Equipment

Além destes cuidados, deves manter sempre presente que o piso tende sempre a retrair que a dilatar. Por isso, mantém-te atento para o caso de qualquer efeito em demasia, implicar uma substituição do piso.

O pavimento de borracha é tão seguro e prático para a modalidade de CrossFit e outras modalidades, que até é escolha predileta de competições.

Descobre que mais materiais e equipamentos podes colocar na tua Box!

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *