Miguel Guimarães - Parceiro FITTEST EQUIPMENT

Miguel Guimarães 1.0: de atleta a PT

Miguel Guimarães apresenta em primeira mão a sua história na área do desporto e a sua evolução para PT.

« Desde muito cedo sempre fiz desporto. Sabia desde pequeno que o meu futuro passaria por algo ligado ao desporto, nomeadamente ao ginásio. »

Diz Miguel Guimarães que foi no secundário que fixou a ideia de fazer carreira de Personal Trainer, depois de ter realizado um estágio num ginásio. No decorrer do último ano da faculdade, fez novo estágio em ginásio, onde contatou com uma equipa muito experiente em diversas áreas do Fitness, o que lhe permitiu estender os horizontes face ao que queria fazer e no que se pretendia especializar.

« Depois foi um percurso natural sempre respeitando o meu “lugar” , (uma falha grande nos dias de hoje). Fiz diversas formações, sempre mais viradas para o alto rendimento e treino funcional. Uma das características que me ajudou na evolução ao longo do tempo foi a facilidade nas relações interpessoais, favorecendo uma ligação forte com os atletas e dessa forma uma retenção mais eficaz e duradoura. »

A seu ver, os treinos devem ser sempre planeados de acordo com as necessidades e objetivos dos clientes. Mas a prioridade deve ser sempre melhorar eventuais desequilíbrios musculares, lesões ou padrões de movimento menos eficazes.

O ideal é fazer com que cada pessoa se torne mais saudável a longo prazo. Na sua opinião, ideal será fazê-lo com muita incidência no trabalho de mobilidade, consciência corporal, coordenação, trabalho proprioceptivo.

Em suma, como diz o mesmo «Preparar o corpo para a função ».

Por isso, Miguel aposta num treino multifacetado, variado. É muito importante manter sempre alguma atividade física, de modo a que não perder a forma física. Ajustar o treino conforme motivação nem sempre é tarefa fácil. Contudo o Miguel crê que fazer trabalho de prevenção, de propriocepção, de abdominal e de reforço, é essencial antes que qualquer treino de força.

Agora sócio fundador do clube de Padel da Trofa, para além dos treinos que dá como PT, acrescenta treinos muito intensos de Padel.
No normal dia a dia, o Miguel joga Padel e faz um planeamento de treino focado, consoante as necessidades que tem diariamente.

Rotina de Treinos Semanais

Nas rotinas semanais, o Miguel tenta sempre incluir: 3 treinos de corrida outdoor ou treino de séries na passadeira; treino funcional com bandas elásticas, stick mobility e TRX; treino de força com barra, halteres e kettlebell; treino de mobilidade e reforço da cadeia posterior, para prevenção de lesões e melhoria de rendimento. No Padel acresce a simulação de movimentos ou situações de jogo com cargas externas ou movimentos explosivos.


Maior Foco na Alimentação

Miguel considera que « A alimentação é uma das lacunas de muitas pessoas, muitas vezes com o pensamento “eu treino posso comer”. »

Cada atleta tem o seu plano alimentar, sendo expectável que este esteja encadeado com o plano de treinos. Dependendo da fase, cada atleta está mais ou menos focado, com maior ou menor rigor a nível nutricional. Acima de tudo, o importante é tentar manter um equilíbrio e evitar refeições ou snacks muito calóricos, com elevados níveis de açúcar.

Além de snacks intermédios, prepara marmita com refeições equilibradas e proteicas. Conta também com o apoio da BiteMyLunch , o que facilita imenso na manutenção de uma alimentação saudável ao longo da semana.

Hidratação é outro ponto fulcral. O Miguel mantém-se hidratado ao longo de todo o dia, bebendo 1,5L na parte da manhã e outro 1,5L durante a tarde, sem contar com os líquidos durante o treino.


Modelos e Equipamentos de Treino

Como PT, o Miguel faz questão de se manter em forma, seja em períodos de férias ou eventos esporádicos. O confinamento foi algo inesperado e com o primeiro confinamento, o Miguel sentiu que as mudanças de rotinas e adaptações necessárias exigiam a criação de um espaço próprio, um home gym ou ginásio caseiro.

Aqui juntou-se a Fittest. Com o nosso apoio e patrocínio, o Miguel começou a idealizar o seu ginásio com materiais e estruturas de treino diversas, que lhe possibilitassem manter o regime de treinos que fazia e manter o nível de atividade física que pretendia.

« Tive a sorte também de contar com o apoio/patrocínio da @fittest com inúmeras soluções caseiras e todo o tipo de materiais necessários para equipar um ginásio de excelência. »

Idealizou um anexo com cerca de 20m2. Embora não considerasse o espaço muito grande, teve em conta soluções práticas, dimensões ajustadas, a disposição e arrumação do material.

O seu ginásio conta com uma passadeira, airbike e bicicleta de spinning para treinos cardio. Conta também com uma estrutura de treino onde pode realizar todos os treinos de força ( pesos até aos 140kg ), com halteres desde os 25kg aos 7,5kg e com halteres ajustáveis 6.6kg. Tem também uma caixa pliométrica de saltos e kettlebells de 12kg, 16kg e 20kg.

Em termos de resistência, equilíbrio  e mobilidade, conta com as Fitas de Suspensão TRX, com um BOSU, um riptrainer, stock mobility. Conta também com vários acessórios de trabalho miofascial desde colchão, a bolas medicinais de 4kg e 6kg, a diversas bandas elásticas, a cordas de saltar, a battle rope e Leaf Pull (uma polia fantástica com sistema de ventosas, onde consegue realizar um trabalho multiplanar com extrema facilidade).

Em geral, o Miguel consegue fazer qualquer treino sem limitações. Contudo, quando questionado se tem algo em mente que ainda gostasse de acrescentar ao seu ginásio:

«Quanto aos equipamentos que poderia melhorar e adquirir, talvez um remo. De resto sinto que consigo trabalhar de forma eficaz qualquer treino que planeie sem limitações.»

Descobre mais sobre todos os nosso parceiros e novidades!

Tags: No tags

Comments are closed.