grid-foam-roller-massage-grelha-rolo-massagem-fittest-(1)-min

4 Benefícios do Grid Foam Roller

Para além de equipamentos de fitness e musculação, atletas investem em equipamentos de mobilidade e ginástica para reabilitação e prevenção muscular após treinos intensos. Exemplo disso é o Grid Foam, este rolo de massagem.

Mauro Damião, atleta e recordista nas modalidades de atletismo e CrossFit, acredita que o teu corpo ficará grato se incluíres este Foam Grid / Rolo de Massagem na tua rotina de treinos.

Foam Grid

Muitos atletas de Boxes de CrossFit ou de ginásio, utilizam este Foam Grid ou Rolo de Massagem 3 em 1 para aquecimento, mobilidade articular e muscular.

Este Foam Grid consiste num rolo de massagem de espuma com textura em formato de grelha que fornece uma compressão firme, enquanto canaliza o sangue e o oxigênio necessários para recuperar os músculos. Apresenta um exterior de espuma EVA de várias densidades sobre um interior oco e rígido para suportar o uso repetido enquanto mantém a sua forma. Feito de materiais resistentes (ex: PVC), este artigo tem sido cada vez mais usado na comunidade desportiva como acessório de treino, para além de ser recomendado por médicos e fisioterapeutas.

Descobre alguns dos principais benefícios da utilização deste Foam Grid ou Rolo de Massagem.

1 – Redução de dor após treinos

Mauro Damião explica que ao usar o rolo de massagem logo após o treino, este ajuda a relaxar o corpo e a recuperar do estado de fadiga. Isto porque, por norma, quando realizamos esforços intensos / extremos, apenas começamos a sentir dor no dia seguinte (efeito tardio).

Por este motivo, o Rolo de Massagem ajuda a minimizar e promover o alívio do stress causado pelo esforço.

2 – Auxilia a recuperação após um treino duro

« É verdade que quando utilizamos o rolo, por vezes causa alguma dor mas acreditem que vale a pena o sofrimento, pois podem beneficiar com o retorno da fáscia e fibras musculares ao seu estado normal. Assim, isto vai promover um aumento do fluxo sanguíneo, o que irá ajudar a eliminar as toxinas e fluídos circulatórios com maior rapidez. Isto, por sua vez, torna mais eficaz a entrega de nutrientes aos tecidos, processo esse essencial para a recuperação e o desenvolvimento da musculatura. »

3 – Ajuda a relaxar os músculos

O Foam Grid ou Rolo de Massagem pode ser usado como forma de relaxamento em dias mais stressantes. Como é fácil de transportar, podes levar contigo para qualquer lugar, seja casa ou treino ou trabalho.

Segundo Mauro Damião, em momentos « quando sinto zonas no corpo mais tensas ou dolorosas », este utiliza o Rolo de Massagem da seguinte forma:
– deslizando e pressionando o rolo na zona da dor ou da tensão;
– usando o rolo de massagem entre 20’min a 30’min;
– usar e pressionar o rolo durante cerca de 30”seg a 90”seg, para acionar o relaxamento do sistema nervoso e reduzir a perceção de dor;

4 – Melhora a flexibilidade e a mobilidade

O Rolo de Massagem pode também ajudar na melhoria da extensão e flexibilidade muscular, tendo em conta que o estímulo da rigidez e textura do rolo, acaba por estimular os tecidos musculares, resultando num melhor desempenho físico tanto a nível de reforço muscular com na prática de exercício físico.

Segue-nos para mais novidades!

Vê por ti como usar o Grid Foam, tal como Mauro Damião demonstra:

Comments are closed.